No Results Found

The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.

Manchetes

Operação Vetus combate violência contra idosos em todo o país

Para combater a violência contra o idoso foi deflagrada em todo o país, a Operação Vetus, sob a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

As polícias civis dos 26 estados e do Distrito Federal apuram denúncias e cumprem mandados e medidas protetivas na ação que foi motivada pelo aumento do número de casos registrados durante o período da crise do novo coronavírus pelo Disque 100 do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Com a Operação Vetus, o Poder Público dá uma resposta nacional e esse tipo de violação de direitos humanos, de acordo com o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça. “Esse é um crime de alta gravidade, que traz um alto impacto na vida do ser humano no sentido de tirar dele a dignidade no momento em que ele está mais fragilizado, em que suas forças já não correspondem a da juventude, a mente muitas vezes está abalada por doenças.”

A apuração e investigação de denúncias foram iniciadas no dia 1° de outubro, Dia Internacional do Idoso. Dessa data até a manhã desta sexta-feira, foram apuradas 10.802 denúncias, com o atendimento de 11.755 vítimas e a prisão de 449 agressores, em 1.410 municípios. Estão sendo cumpridas 765 medidas protetivas e instaurados 3.088 inquéritos.

Apenas nesta quarta, em que foi deflagrada a Operação Vetus, até o fim da manhã haviam sido apuradas 166 denúncias, cumpridos 13 mandados, 13 medidas protetivas, feitas 335 visitas e diligências e instaurados 16 inquéritos.

Com as medidas de isolamento social provocadas pela Covid-19, o agressores e vítimas acabam passando mais tempo no mesmo espaço. De acordo com os dados do Disque 100, apresentados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, de janeiro a setembro de 2019 foram registradas 36.181 denúncias de violações relacionadas à pessoa idosa. No mesmo período de 2020, foram 62.109 denúncias.

Segundo a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, a operação integrada é um marco e mudará a política pública de proteção aos idosos no Brasil. “A todos os idosos do Brasil que estão vivendo um ciclo de violência e que achavam que estavam sozinhos, vocês não estão sozinhos. Olhem o que estamos fazendo. Nos procurem, denunciem, temos um WhatsApp, temos o Disque 100. Estamos nos levantando nesta nação na proteção dos idosos como jamais foi visto no Brasil.”

A violência contra o idoso é crime que pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa.

Canais para denunciar

As denúncias feitas por meio do Disque 100 e do Ligue 180 são gratuitas e podem ser anônimas. Qualquer pessoa pode acionar o serviço que funciona diariamente, 24h, incluindo sábados, domingos e feriados. O serviço cadastra e encaminha os casos aos órgãos competentes.

Entre os grupos atendidos pelo Disque 100, estão crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência. Já as denúncias de violência contra a mulher são registradas pelo Ligue 180.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Botão Voltar ao topo