No Results Found

The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.

Educação

Capes concedeu 46 mil bolsas de doutorado

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) concedeu 46.301 bolsas de doutorado em 2020, número recorde para um ano. A quantidade foi registrada depois da aplicação do modelo de concessão de benefícios e dos lançamentos de editais de programas estratégicos.

Benedito Aguiar, presidente da Capes, observa que o Brasil precisa atingir a marca de 25 mil doutores formados por ano, prevista na meta 14 do Plano Nacional de Educação (PNE). “O País já atingiu a quantidade anual de mestres titulados (60 mil), e ainda não chegou à de doutores, apesar de estar perto. Isso, aliado à preocupação de um crescimento com qualidade do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), levou a Capes a privilegiar o doutorado”, afirmou.

O modelo de distribuição de bolsas aplicado em 2020 tem como referência dois fatores: a nota do programa de pós-graduação (PPG), que quanto maior, mais bolsas terá; e o nível, no qual o doutorado recebe mais do que o mestrado. A Capes divide os PPGs em notas de 1 a 7, sendo 6 e 7 de excelência e 3 o mínimo necessário para continuar em funcionamento a cada avaliação. A titulação média de cursos (TMC) também é considerada. Assim, quanto maior, mais bolsas.

Para tornar o cálculo mais exato, reduzir assimetrias no SNPG e assegurar qualidade, a Capes ainda considera o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M). Neste caso, quanto menor, mais bolsas recebe. Desse modo, municípios mais pobres recebem mais benefícios.


Com informações da Capes

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Botão Voltar ao topo