No Results Found

The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.

Economia

Estudo revela recuperação do emprego em diversos setores

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou estudo que mostra uma recuperação do emprego em diversos setores a partir de julho, quando houve flexibilização, no Brasil, de algumas medidas de prevenção à Covid-19. Mesmo o setor de alimentação e alojamento, que havia sido o mais afetado – com redução nas admissões e aumento nos desligamentos no início do distanciamento social –, mostrou sinais de retomada entre maio e setembro deste ano.

Os pesquisadores analisaram dados de maio a outubro deste ano. A análise revelou que, em seis setores da economia (agricultura, indústria, construção, comércio, serviços para empresas e administração pública), as taxas de crescimento líquido de emprego foram maiores em julho de 2020 do que em julho de 2019. Os setores da indústria e da construção seguem em ascensão. A taxa de crescimento líquido do emprego foi 1 ponto percentual e 1,6 ponto percentual maior em setembro, na comparação com o mês de maio, respectivamente.

A pesquisa utilizou como fonte registros administrativos de admissões e desligamentos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), além de pedidos do seguro-desemprego da Secretaria de Trabalho e de abertura de empresas a partir do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Para incorporar o setor informal ao estudo, os autores recorreram a dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Acesse a íntegra do estudo

Com informações do Ipea

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Botão Voltar ao topo