No Results Found

The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.

Governo

Definido cronograma de leilões de energia para o triênio 2021-2023

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, nesta terça-feira (8), duas portarias que estabelecem os cronogramas de leilões para contratação de energia elétrica ao longo do triênio 2021-2023, pelos agentes de distribuição do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Em 2021, teremos os leilões “A-3” e “A-4” em junho, e os “A-5” e “A-6” em setembro. Em 2022 e em 2023, a previsão é a dos leilões do tipo “A-4” nos meses de abril e os do “A-6” em setembro de cada ano.

Também constam nas portarias os tipos de empreendimentos que poderão participar dos Leilões de Energia Nova a serem promovidos no ano de 2021. As fontes contempladas em cada certame são as mesmas dos anos anteriores.

Cabe destacar que, para os Leilões de Energia Nova “A-5” e “A-6”, se prevê que os empreendimentos termoelétricos a gás natural poderão competir sem restrição de limite de inflexibilidade operativa, em linha com o compromisso assumido pelo MME no âmbito das discussões sobre integração dos setores de gás natural e energia elétrica conduzidas no âmbito do Novo Mercado do Gás e da Modernização do Setor Elétrico.

A questão mais relevante constante na Portaria n° 436, de 2020, é a retomada dos Leilões de Energia Existente “A-4” e “A-5”, que inicialmente ocorreriam em 2020. Em breve as diretrizes desses certames serão alteradas e contemplarão a reabertura de cadastro para habilitação técnica de empreendimentos, a ratificação ou a retificação das declarações pelos agentes de distribuição, bem como a possibilidade de os empreendimentos termoelétricos competirem sem restrição de limite de inflexibilidade operativa.

Ao publicar essas portarias, o Ministério de Minas e Energia segue no cumprimento do compromisso assumido de publicar, sempre que definido, o cronograma dos leilões, conferindo maior previsibilidade à sociedade e aos agentes interessados nos certames.

Veja as portarias publicadas:

Portaria n° 435

Portaria n° 436

Com informações do Ministério de Minas e Energia

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Botão Voltar ao topo