No Results Found

The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.

Governo

4º Fórum Nacional de Controle discute governança e novas tecnologias no ensino

Começou a quarta edição do Fórum Nacional de Controle. Este ano o encontro é virtual e tem como tema a Inovação em Prol da Educação no Brasil. Coordenado pelo ministro do TCU Augusto Nardes, o debate continua e integra órgãos de controle, instâncias de governo, acadêmicos, empresários e gestores públicos no compartilhamento de informações e disseminação de boas práticas de governança.

Na abertura, foram homenageados o presidente do Tribunal, José Múcio Monteiro, que se aposentará em 31 de dezembro, e a presidente e o vice-presidente eleitos na última sessão plenária (2/12), ministros Ana Arraes e Bruno Dantas.

Na oportunidade, Augusto Nardes destacou que a boa governança é capaz de criar o lastro adequado para a “construção das diretrizes que a nação precisa estabelecer”. “Tenho a convicção de que ela é um dos pré-requisitos para colocar o país na rota do desenvolvimento econômico. Considero o desenvolvimento fundamental e a base do desenvolvimento é a inovação”, frisou.

Já o presidente do TCU, José Múcio Monteiro, ressaltou que é inconcebível que 6,8% da população brasileira seja analfabeta e quase um terço seja considerada analfabeta funcional. Para ele, isso reflete a exclusão do passado, cria obstáculos para o presente e ameaça o futuro. “A diferença na qualidade da educação oferecida aos jovens não apenas reproduz as nossas desigualdades sociais e regionais, mas as agravam”, observou o ministro.

Também participaram da cerimônia inicial o presidente Jair Bolsonaro, que evidenciou a importância do debate, o vice-presidente Hamilton Mourão; o procurador-geral da República, Augusto Aras; o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Glaudemir Aroldi; e ministros de Estado.

O primeiro painel abordou o tema “Tecnologia pela Educação: Visão Integrativa e Centro de Governo”, com a presença on-line dos ministros da Educação, Milton Ribeiro; da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes; das Comunicações, Fábio Faria; e Walter Braga Neto, da Casa Civil.

Na parte da tarde, foi a vez de tratar da “Educação Digital: Desafios, Perspectivas e Boas Práticas”, no Painel 2; e “Integração dos Órgãos de Controle: Projeto Integrar”, no Painel 3.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Botão Voltar ao topo