Cotidiano

CMJP e Sedec encerram atividades do ‘Conexão EscoLar’ em 2020

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec) encerraram a etapa do ano de 2020 do projeto ‘Conexão EscoLar’. Na última quinta-feira (17), professores e intérpretes que participaram do projeto receberam certificados em solenidade que aconteceu na Escola Municipal Leonel Brizola, localizada no bairro de Tambauzinho.

O projeto ‘Conexão EscoLar’ foi a ferramenta utilizada pela Prefeitura da Capital que possibilitou a continuidade do processo de aprendizagem dos alunos, mesmo com a suspensão das aulas presenciais, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Em parceria com a TV Câmara JP, professores puderam gravar mais de 500 aulas, que foram editadas e exibidas em canal aberto (6.2), além de serem disponibilizadas na internet. Os conteúdos abrangeram as disciplinas de Português, Matemática, Inglês, História, Geografia, Ciências, Artes e Ensino Religioso. Tudo foi ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, desde 13 de julho.

O presidente da CMJP, vereador João Corujinha (Progressistas), comemorou o sucesso do projeto e disponibilizou a estrutura da TV Câmara para continuar com a parceria em 2021. “O ‘Conexão EscoLar’ atendeu a população no momento em que ela mais precisava, quando os pais estavam em casa preocupados com a impossibilidade de seus filhos assistirem aulas presenciais, nem através da internet, devido à falta de acesso para acompanhar as atividades. Conseguimos levar as aulas para dentro das casas dos alunos da rede municipal de ensino através da TV Câmara JP. Só temos o que comemorar com esse grande projeto”, afirmou o presidente, destacando que a CMJP já desenvolvia iniciativas similares em Educação, como o interprograma Pílulas do Conhecimento.

Para o secretário de Educação, Gilberto Cruz, a parceria com a Câmara foi essencial para o sucesso do projeto. Ele destacou os desafios enfrentados pelos professores com o novo modelo de aulas. “Não foi fácil. Nós vimos professores se reinventando nas aulas da TV e da plataforma como um todo. É uma alegria saber que nossos professores tiveram a capacidade de se reinventar, pois nós não fomos preparados para dar aulas de forma remota. Agradeço a CMJP e espero continuar com essa parceria, que foi de grande valia para os nossos alunos da rede municipal”, enfatizou o secretário.

Professores e os desafios das videoaulas

A professora de História Regina Baracho comentou como foi a mudança da aula presencial para a adoção do sistema remoto de ensino. “Foi um desafio nos reinventarmos diante do distanciamento social, que nos impediu de estar olho a olho com os alunos, presencialmente. Graças à parceria da TV Câmara com a Prefeitura de João Pessoa, pudemos passar os conteúdos aos nossos estudantes”, destacou.

Para o professor de Educação Física Pedro Paulo, foi uma vivência engrandecedora para todos os envolvidos no projeto. “Foi uma experiência enriquecedora não só para os professores que ministraram as aulas, como para todos que trabalharam por trás das câmeras, desde o pessoal da TV Câmara até a equipe da própria Sedec, todos nós aprendemos. Foi desafiante e engrandecedor adaptar-se ao novo normal, e muito satisfatório, tendo em vista que a TV faz a informação chegar à grande massa, principalmente aos alunos que não têm acesso à internet”, ressaltou.

“Foi uma experiência super bacana apresentar minha disciplina de Ensino Religioso nessas vídeo aulas e levar o aprendizado para dentro das casas dos meus alunos. Foi uma experiência fantástica”, relatou a professora Adriana Santos.

Reconhecimento

Em agosto, a TV Câmara recebeu o Certificado de Honra ao Mérito da Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA) pela participação no projeto ‘Conexão EscoLar’, um reconhecimento que realça a contribuição prestada pela emissora ao desenvolvimento da Paraíba. Foi a segunda vez que a TV Câmara recebeu homenagem da APCA pelos conteúdos desenvolvidos voltados à Educação.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Botão Voltar ao topo